REFERÊNCIA PEDAGÓGICA
A equipe pedagógica procurou referências e inspirações em grandes nomes como:
⦁ Loris Malaguzzi (1920-1994), educador e criador da abordagem “Reggio Emilia”. Sua proposta é voltada às crianças de 0 a 6 anos e direciona a aprendizagem por meio de experimentações, jogos, oficinas criativas e atividades coletivas.
⦁ Henri Wallon (1879-1962), Jean Piaget (1896-1980), Lev Vigotski (1896-1934), doutores em psicologia. Suas perspectivas pedagógicas, embora possuam suas especificidades, propõem em comum a ideia de uma prática pedagógica docente mais atenta e direcionada à diversidade dos alunos que os levem a adquirir mais autonomia e habilidades para um pensamento reflexivo e criativo.
Além das referências e inspirações citadas, o trabalho pedagógico baseia-se no documento oficial da BNCC - Base Nacional Comum Curricular (a 3ª versão /2017 atualiza e complementa as versões anteriores de 2015 e 2016, aprovada pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura) que define as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas nas etapas da educação básica brasileira para a formação humana, integral e para a construção de uma sociedade justa democrática e inclusiva. Referente à Educação Infantil, trabalhamos as seguintes propostas elaboradas pela BNCC: “Direitos de Aprendizagem e os Campos de Experiência” que enfatizam as vivências fundamentais para o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos: conhecimento apropriado, habilidades, atitudes, valores e afetividade
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